Será que todo mundo pode usar lentes de contato? Descubra!



Lentes de contato podem ser uma ótima ideia quando se está cansado dos óculos ou mesmo para testar uma nova cor para seus olhos. Mas será que todo mundo pode usá-las? E que cuidados se deve ter para garantir a saúde ocular?

Segundo a Dra. Lísia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, a maioria das pessoas pode usar lentes de contato, embora algumas apresentem problemas para se acostumar devido a um excesso de sensibilidade na área ocular. “Pessoas com olho seco e doenças na córnea também podem ter dificuldade para utilizar”, afirma.

Cirurgia refrativa é a opção para quem quer se livrar dos óculos

Ela também recomenda cuidado para profissionais que podem ser atingidos por poeira ou produtos químicos e pessoas que apresentem algum tipo de alergia ou deformações nos olhos e nas pálpebras. Em todos esses casos há grandes possibilidades de contaminação e irritabilidade. Qualquer que seja o seu caso, porém, é fundamental consultar um oftalmologista para que ele analise sua situação e tire todas as suas dúvidas.

Teste de adaptação das lentes de contato

Como escolher a armação certa

A maioria das pessoas pode usar lentes, embora algumas apresentem excesso de sensibilidade na área ocular. Foto: iStock

Seu oftalmologista liberou o uso das lentes de contato? Antes de investir em um par, é preciso fazer o “teste de adaptação” para verificar se você vai mesmo se dar bem com elas. Após a colocação das lentes, que deve ser feita pelo especialista, deve-se esperar cerca de 20 minutos para avaliar como os seus olhos irão reagir.

Depois disso, o oftalmologista já poderá realizar um exame biomicroscópico (que verifica as extremidades externas e internas do globo ocular) para saber se você está enxergando perfeitamente. Além disso, ele ensinará qual é a melhor maneira para você colocar e retirar suas lentes quando estiver em casa.

É importante continuar visitando seu oftalmologista uma vez por ano para verificar sua saúde ocular.







Quais cuidados devo ter com as minhas lentes de contato?

Se você optar por utilizar lentes, deverá seguir uma rotina de cuidados simples, mas essenciais. “O uso inadequado pode trazer como problema mais grave a perda da visão por infecção. Isso ocorre por conta da falta de lavagem das mãos para colocar e tirar as lentes, o descuido com a limpeza e troca do estojo, falta de utilização de produtos adequados para limpeza e conservação, o uso por tempo excessivo e ausência de troca de acordo com recomendação médica e do fabricante”, explica Dra. Lísia.

O primeiro passo sempre que for manusear as lentes é estar com as mãos bem limpas e secas. As lentes também devem ser higienizadas com uma solução de limpeza adequada – jamais use água corrente, que pode contaminá-las. Coloque o líquido na palma das mãos e enxágue-as com as pontas dos dedos antes de colocá-las nos olhos.

Aprenda a escolher a armação de óculos de grau ideal para o seu rosto

Para abrigar suas lentes é necessário ter um estojo adequado que também deve estar com essa mesma solução de limpeza. Os estojos devem ser lavados pelo menos 1 vez por semana com solução multiuso e secos com toalha de papel limpa – não é recomendado deixá-los secar ao ar. A troca do estojo deve ser realizada a cada 3 meses.

Por fim, Dra. Lísia lista outros cuidados importantes: “Use as lentes dentro do prazo definido pelo fabricante. Não durma com elas, exceto se indicado pelo oftalmologista. Caso isso aconteça por acidente, o ideal é pingar colírios lubrificantes e, depois de alguns minutos, retirá-las. Se o desconforto permanecer, o paciente deve procurar seu oftalmologista”.  



(Vimos em fortissima.com.br)

Compartilhe!