Mães e pais de meninas: atenção a estes cosméticos que adiantam puberdade delas



Dainis / Shutterstock

A puberdade é marcada como um período em que o corpo de meninos e meninas começa a ganhar características associadas à fase adulta, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Normalmente esse processo ocorre durante a adolescência, contudo, diversos fatores podem adiantar a puberdade.

No caso das meninas, estudos demonstram que existem algumas substâncias presentes em cosméticos que são capazes de gerar uma puberdade precoce.

Puberdade precoce em meninas

Cookie Studio/Shutterstock

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia demonstrou que o uso constante de determinados produtos de cuidado pessoal estaria afetando hormônios do crescimento e antecipando a puberdade de meninas na faixa dos nove anos de idade.







Stephanie Frey/Shutterstock

A partir de experimentos foi observado que mães com níveis altos de ftalatos, parabenos e fenóis entraram mais cedo na puberdade, assim como meninas de nove anos com altos níveis de parabenos no organismo também vivenciaram esse adiantamento.

Cosméticos que fazem mal para crianças

Ftlatos

Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico. Esse composto pode ser encontrado em produtos como: hidratantes, shampoos, sabonetes, desodorantes entre outros cosméticos.

Parabenos

Parabenos são conservantes que protegem produtos, especialmente cosméticos, contra o crescimento de fungos e bactérias. Pode-se detectar a sua presença em algum produto olhando a embalagem. Na parte dos ingredientes ou composição, basta procurar a palavra parabeno ou paraben.

Africa Studio/shutterstock

Fenóis

O fenol é um composto bastante presente no nosso cotidiano, que serve como base para diversos produtos. Dentro dos cosméticos, é utilizado em batons, sabonetes, cremes dentais, entre outros.

Chegada da puberdade






(Visto em Vix)

Compartilhe!